O papel da consultoria logística é reestruturar a logística de uma empresa. O seu objetivo é tornar toda a cadeia de suprimentos e expedição de mercadorias mais funcional, produtiva e econômica. Isso pode ser feito a partir das seguintes etapas:
a consultoria mapeia o cenário atual da logística da empresa contratante e apresenta os pontos fortes e os problemas dessa área;
os problemas são nivelados de acordo com os riscos que eles oferecem para o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos e expedição de mercadoria;
proposições de melhorias são feitas para controlar, minimizar e eliminar esses riscos;
as melhorias são encaixadas em um projeto com prazos, metas, indicadores de qualidade e desempenho, profissionais responsáveis, etc;
o projeto é monitorado durante e após sua execução para entender se os objetivos estipulados estão sendo ou foram atingidos;
A consultoria pode trazer novas soluções, métricas e métodos para os problemas que você e sua equipe não conseguem enxergar.
Por exemplo, a consultoria pode ajudar a formar novas parcerias com distribuidores, renegociar preços com fornecedores, criar rotas mais otimizadas para a equipe de transporte, diversificar os valores dos seguros de acordo com as cargas, entre outras ações mais econômicas para o setor.
Algumas maneiras de simplificar e tornar a logística mais eficiente são por meio da indicação de sistemas de gerenciamento de transporte, da terceirização do transporte e do armazenamento e da implementação de uma cultura de comunicação integrada na empresa.
• Insatisfação dos colaboradores com os processos adotados internamente;
• Quando os custos e os desperdícios na área logística começam a incomodar e a solução não é encontrada internamente;
• A falta de integração entre as diversas áreas do setor logístico;